quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Frei João Muniz, nomeado Bispo.

Nesta quarta-feira, 23, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo do Xingu (PA), Dom Erwin Kräutler, conforme previsto no Cânon 401, parágrafo primeiro, do Código de Direito Canônico.  Na mesma data, o Pontífice nomeou como bispo da prelazia do Xingu o frei João Muniz Alves, OFM, atualmente guardião da Comunidade de São Luís na arquidiocese de São Luís (MA).
O Frei João nasceu dia 8 de janeiro de 1961, em Santa Rita no Maranhão (MA). Foi ordenado sacerdote em 4 de setembro de 1993. Entre suas formações acadêmicas, é graduado em Teologia e Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI); mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), em Roma; mestre em Filosofia pelo Pontificium Athenaeum Antonianum (PUA), em Roma, e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), em Roma.
De 1993 a 1994, frei João Muniz realizou seus trabalhos como vigário paroquial da paróquia São José em Lago da Pedra (MA). De 1995 a 1998, exerceu a função de pároco da paróquia São Francisco das Chagas em Bacabal (MA).
Entre 1995 e 2001, foi promotor da Pastoral Vocacional da Província; mestre e guardião do Postulantado e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da diocese de Bacabal. De 2007 a 2013 exerceu a função de Ministro Provincial da província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, no Maranhão e no Piauí. Já em 2014 exerceu o posto de Visitador Geral na Custódia autônoma Santa Clara de Assis em Moçambique, na África.
Atualmente, João Muniz é professor de Teologia Moral no Instituto de Estudos Superiores no Maranhão (Iesma), vigário paroquial na Fraternidade Franciscana de Nossa Senhora da Glória em São Luís (MA) e guardião e formador de estudantes de Filosofia e Teologia.
Fonte: CNBB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...