sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A nossa missão se renova cada ano!


Este ano a Igreja no Brasil reflete o tema “Brasil missionário partilha tua fé” em sintonia com os temas do 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho e do 4º Congresso Missionário Americano que também é o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4/Comla 9) que se realizarão em Maracaibo, Venezuela, em 2013, com o tema “América Missionária partilha a tua fé”. As Pontifícias Obras Missionárias (POM) extraordinariamente realiza a Campanha de 2012 sem seguir a temática da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) devido aos referidos congressos missionários.

A temática partilha a tua fé tem por objetivo chamar a atenção da Igreja para a importância da universalidade da missão que deve ser pensada para além das fronteiras do ser cristão, sejam elas geográficas ou não, ou seja, a Igreja missionária é aquela que está onde é necessário. Por isso, a Igreja Católica no Brasil e na América Latina convida, através da Campanha Missionária deste ano, toda a comunidade cristã a repensar o seu papel enquanto anunciadora do mandato de Jesus Cristo, “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19-20)”.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


O papa Bento XVI lembra que “a Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Não pode nem deve colocar-se no lugar do Estado. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça” (Deus caritas est, 28).
Assistimos, infelizmente, a um forte desencanto da população em relação à política. Contribuem para isso, mais que as inúmeras denúncias de corrupção e desvio de conduta, a impunidade e a complacência com os culpados. É oportuno, portanto, recordar que “a recuperação da política passa pela moralização dos políticos como verdadeiros ‘homens de Estado’ e não ‘negociantes do poder’, enredados em jogadas pessoais. Isso exige romper os laços entre politica e negócios privados”, como já afirmara a CNBB em seu documento Ética: Pessoa e Sociedade (p. 31). Estamos convencidos de que um dos caminhos para se alcançar este propósito é uma reforma política ampla e consistente que estanque os caminhos da corrupção e amplie os canais de participação popular nas decisões do Estado.
Fonte: Secretário Geral da CNBB

domingo, 23 de setembro de 2012

sábado, 8 de setembro de 2012

Parabéns a São Luís pelos 400 anos!


“Nota de congratulações pelos 400 anos de São Luís
É com alegria que saúdo os 400 anos de São Luís, capital do querido Estado do Maranhão. Cidade fundada por franceses e com arquitetura marcadamente portuguesa, São Luís completa hoje seu aniversário como um monumento construído por vários povos. Este fato e a beleza de seus azulejos e de seu centro histórico conferiram à cidade, em 1997, o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Terra de grandes escritores, São Luís tem uma cultura popular vibrante do bumba meu boi tradicional ao reggae dos dias atuais que revela uma das facetas mais ricas da identidade brasileira. Parabéns aos moradores de São Luís! Parabéns as suas lideranças!
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Leitura iluminada - Espírito elevado!



No Brasil, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir, com muito sucesso, a prática da leitura e reflexão da Bíblia nas famílias. O mês da Bíblia, criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia, também foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus.  No Mês da Bíblia deste ano de 2012, será estudado o tema “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e o lema “Coragem! Levanta-te ele te chama!” (Mc 10,49).

domingo, 2 de setembro de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...