terça-feira, 29 de maio de 2012

Coroamos a Serva do Senhor.


Porque coroamos a imagem de Nossa Senhora?

A devoção que a Igreja tem de coroar a imagem da Virgem Maria em muitas datas em que celebramos uma festa a ela dedicada, em especial no mês de Maio, é muito antiga. Este gesto quer externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma. Não é meta, mas é sinal. Sua missão é sempre nos apontar Jesus. Ela é aurora que antecede a luz radiante do magnífico Sol que é Cristo. Coroamos a sua Imagem, porque em nosso coração Ela tem um lugar especial, pois pelo seu “FAÇA-SE” Deus torna-se Homem em seu seio virginal. Ao anúncio do Arcanjo Gabriel, que falou – lhe claramente: “o santo que vai nascer de ti será chamado filho de Deus”. (Lc 1,35), Maria não hesita e se coloca como serva, não só com palavras, mas logo vai ao encontro de sua prima Isabel, que ao receber sua visita, exclamou: “donde me esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor“. (Lc 1,43)
Coroamos a imagem de Maria, como gesto simbólico, para aprender com ela a cantar as maravilhas de Deus, no nosso dia- a -dia reconhecendo-O como Deus Vivo: “Minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador” (Lc 2,47).

POR TUDO ISSO É QUE COROAMOS A IMAGEM DE NOSSA SENHORA
A MÃE DE JESUS E NOSSA MÃE.
                                                                                                                                              (FOTO: Passau-Votivkirche)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vem, Espírito Santo, vem!

                   Pentecostes
...era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.

Quem é o Espírito Santo?
O Prometido por Jesus: "[...] ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
Espírito, que procede do Pai e do Filho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho [...]" (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.
                                                                                                                                                Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Comunidades de São Luís Gonzaga-Ma. - Fotos/CEB´s




O novo jeito de ser Igreja
Diocese de Bacabal Maranhão



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fui batizado no nome do Santo Hermano José....


O menino que brincou com Jesus.

Em Colônia, famosa cidade alemã, mostra-se ainda hoje na igreja de Santa Maria do Capitólio o local em que, segundo piedosa narrativa, o Beato Hermano Brincava com o menino Jesus.
Muito inocente, Hermano não gostava das más brincadeiras dos outros meninos de sua idade, e preferia passar longos períodos nessa igreja contemplando uma imagem da Virgem com seu divino Filho nos braços. Certa feita — oh, surpresa! — lá chegando, encontrou nada mais nada menos que o Menino Jesus brincando com São João Batista. “Como gostaria de estar com eles!”, pensou Hermano. Mas uma alta grade lhe barrava a passagem, e ele era tão pequeno... Manteve-se ali, extasiado, olhando e admirando. De repente, ouviu uma celestial voz, inesquecível, partindo da imagem de Maria Santíssima:
— Hermano, meu filho, não queres vir brincar também?
— Sim, não desejo outra coisa! Mas a grade é muito alta.
— Pois Eu vou te ensinar a passar por cima. Vamos, põe o pé nessa pequena trave, depois apoia a mão ali...  Assim, com as indicações de Nossa Senhora, conseguiu o pequeno juntar-se a Jesus e a João Batista que o receberam com todo carinho. E brincaram animadamente por longas horas. Voltando outro dia, Hermano trouxe de presente para Jesus uma linda maçã.
Com toda confiança, estendeu-a em direção da imagem, e a fruta foi recolhida com um luminoso sorriso de agradecimento. Assim era o íntimo convívio do menino com Maria e Jesus.
Num dia de rigoroso inverno, lá apareceu Hermano descalço, tiritando de frio.
— Hermano, meu filho, por que andas descalço neste frio? — indagou-lhe Nossa Senhora.
— Senhora, sou pobre e não tenho sapatos — respondeu ele, meio sem jeito.
— Vai àquele altar e pega a moeda que lá encontrares, para comprar os calçados. E toda vez que lhe faltar algo, vai lá e encontrarás o de que necessitas — disse-lhe Ela maternalmente.
Muito agradecido, o bom Hermano pegou a moeda e foi correndo comprar um robusto par de sapatos, presente da Mãe do Céu.
Anos mais tarde, fez-se religioso no convento de Steinfeld, onde, por sua angelical pureza, ao seu nome foi acrescido o do esposo virginal de Maria.
E assim passou ele à História com o nome de Beato Hermano José, o menino que brincou com Jesus.                         (Dia 21 de Maio, dia do Santo Hermano José /

ano que nasceu: 1150 / morreu aos 04 de abril de 1241 (91 anos de idade) / beatificação em 1728 / título de SANTO em 1958)

domingo, 20 de maio de 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dom Armando passou por aqui...

QUEM SE LEMBRA DESTA SÉRIE DE FOTOS?

Aonde foram feitas?

Quem foi que tirou?

Qual a data exata das fotos?



Os primeiros três acertadores ganham um prêmio "surpresa"!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

...mais uma aniversariante de "cinquentinha"!

50 anos de
História da Salvação.

A Paróquia São José de Lago da Pedra celebra o
Jubileu de Ouro.
Parabéns aos Padres e Paroquianos!

*15 de maio - Celebração da Eucaristia no dia em que Dom José Medeiros Delgado criou a Paróquia de São José em 1962. Será um momento especial para toda a Diocese de Bacabal.

sábado, 12 de maio de 2012

Sinta que alguém está rezando por Você! E não é só o Papa não!

Para o dia de 13 de maio os sentidos de muitos são direcionados para a cidade de Fátima em Portugal para agradecer pelo apoio espiritual que se recebe pela devoção a N. Senhora.
Muita gente, especialmente aqui de São Luís Gonzaga, é beneficiada pela oração permanente do terço dos devotos da `Legião de Maria´ e do `Terço dos Homens´. Existe este exército com a arma da oração (terço) que se faz instrumento de intercessão pelos que sofrem necessidades.
Muito obrigado, meu Deus, em nome de todos por esta gente que reza por nós!
Quer fazer parte de um grupo de oração, se informe na sua igreja.
A oração transforma  o mundo começando com Você!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

FELIZ DIA DAS MÃES GONZAGUENSES E DE TODO MUNDO!

Esta é a história de uma mãe que voltou para casa após um árduo dia de trabalho. Sua filhinha apareceu na porta e correu para abraçá-la.
- Mamãe, mamãe, aconteceram muitas coisas hoje e quero contar tudo a você.
Depois de ouvir algumas frases, a mãe fez um gesto indicando que ouviria o restante da história mais tarde, porque precisava preparar o jantar. Durante a refeição, o telefone tocou, e a mãe teve de ouvir outras histórias da família, mais longas e contadas em voz mais alta que a da menina. Depois que a cozinha foi arrumada e as dúvidas sobre os deveres de casa de seu irmão foram solucionadas, a menina tentou novamente contar as novidade à mãe, mas já havia chegado a hora de ir para a cama.
A mãe dirigiu-se ao quarto da filha para ajeitar suas cobertas e ouviu-a orando. Quando ela se curvou para afagar seus cabelos encaracolados e beijar-lhe o rosto, a menina olhou para cima e perguntou:
- Mamãe, você me ama mesmo quando não tem tempo para me ouvir?


sábado, 5 de maio de 2012

Leitura Orante

Chegou o material para mobilizar espiritualmente as nossas famílias com encontros de leituras orantes. 
Em nossa cidade de São Luís Gonzaga é a Legião de Maria que assumirá esta missão começando agora no mês de maio (mês de Maria) com visitas e encontros nos lares gonzaguenses.

Abrir a nossa casa é fazer o primeiro passo para abrir o nosso coração com a palavra de Deus!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jubileu de OURO da Paróquia São Francisco das Chagas em Bacabal
A Paróquia de São Francisco, em Bacabal, fundada em 03 de Maio de 1962, pelo decreto de nº 18,  assinado pelo Arcebispo Metro-politano de S. Luís - MA,  “Dom José Medeiro Delgado”, comemora 50 anos,  Jubileu de Ouro, portanto, e  espera contar com os fiéis de seu âmbito paroquial, assim como com os das outras paróquias da Diocese de Bacabal.
A Paróquia "avó", a Paróquia São Luís Gonzaga, reza por sua "neta" e os irmãos franciscanos fundadores da paróquia! Parabéns e que a Bênção de Deus permaneça para sempre.
Viva São Francisco!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mês de maio é mês de Maria


                                       ... oTerço ou o Rosário...

...é uma oração de contemplação, louvor e súplica ao mesmo tempo. O papa Paulo VI ensinou que ele "tem índole comunitária, se nutre da Sagrada Escritura e gravita em torno do mistério de Cristo". 
Quanto mais se invoca Maria repetindo as Ave-Marias, tanto mais se evoca o Cristo, o "bendito fruto do seu ventre". 
Na medida em que o vamos rezando e contemplando, ele nos abre um "painel catequético e bíblico" da História da Salvação.
Tudo o que Jesus fez para nos dar o Reino do Pai. No caminho da oração vamos percorrendo o itinerário do discipulado junto com Maria, a discípula primeira e maior. 
Os 'Pai-nossos', as 'Ave Marias' e os 'Glórias ao Pai' entrelaçam episódios importantes vividos por Jesus e Maria. Cenas de alegrias, dores, glória e vivência do Reino.
Elas nos oferecem uma visão global das etapas do Mistério Pascal desde a Encarnação até a Ressurreição, Ascensão e envio do Espírito Santo. Nas contas do terço vai desfilando também a missão que Jesus confiou a nós na Igreja.
Somos obrigados a rezar o Terço? Não. É uma devoção. Mas entre os que o rezam não haverá ninguém que ignore sua validade. Milhões e milhões de pessoas pelo mundo inteiro o rezam em todas as línguas e idades.
Feita com devoção e piedade esta prece tão excelente tem alcançado muitas graças divinas. 
Por ela a Igreja superou grandes crises em sua História ao longo dos séculos: heresias, guerras, tragédias e perseguições. 
Esta prece promove a vida cristã e a pastoral, iluminando a opção a ser feita em momentos de grave aflição. Depois do Pai-nosso é a oração mais conhecida e mais popular dentro da Igreja. Nenhum cristão deveria deixar de fazê-la. Rosário vem de rosa. Cada Ave Maria é uma rosa do buque a ser oferecido a Jesus e Maria.


                                                                                                                                           (Pe. Antonio Clayton)

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio - Dia Internacional do Trabalho

Origem do Dia do Trabalho
Até o ano de 1886, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos, apenas trabalhavam. Mas no ano de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho, e nesse mesmo dia teve uma greve geral nos Estados Unidos.
Três anos depois, foi convocado em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago. No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e um anos depois a Rússia fez o mesmo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...