sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Santuário do Maranhão - Vargem Grande


No município de Vargem Grande, ao norte do Maranhão, é realizado um dos maiores festejos religiosos do estado: o Festejo de São Raimundo dos Mulundus. A história do festejo vem do século XIX, onde uma comunidade negra que vivia em Vargem Grande, numa vila chamada Mulundus iniciou a manifestação popular que perdura até os dias atuais.
Em Mulundus existia um vaqueiro chamado Raimundo Nonato que faleceu com um traumatismo no pescoço, depois de acidentar-se durante uma caçada perto de uma árvore. Dizem que o corpo de Raimundo só foi encontrado dias depois, santificado e perfumado. O seu patrão havia adoecido logo depois e subitamente recuperou a saúde. Os moradores do local creditaram, então, o milagre ao vaqueiro Raimundo que em vida foi um homem de boa índole.
A comoção da vila foi tão grande que todo ano eles celebravam a imagem de Raimundo ao lado da árvore onde ele se acidentou. A igreja associou a vida do vaqueiro Raimundo Nonato à do santo de mesmo nome, oficializando o Festejo de São Raimundo dos Mulundus.
Por conta da pouca estrutura para receber muitos devotos, na década de 50 a manifestação foi transferida de Mulundus para o centro de Vargem Grande. A festa acontece de 22 a 31 de agosto e conta com a participação de cerca de 40 mil pessoas vindas de todo o estado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...