quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Papa escolhe novo Arcebispo para Teresina-PI.


Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, bispo de Crateús (CE) desde 1998, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como o novo arcebispo de Teresina. A sua posse na capital será no próximo dia 6 de maio, às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores, Praça Saraiva.

O anúncio foi feito quarta-feira de Cinzas, às 7h, no Palácio Episcopal, pelo administrador Arquidiocesano,  Pe. Tony Batista, e reuniu bispos de todo Piauí, além de padres, leigos e religiosos. Estiveram presentes na solenidade: D. Alfredo, D. Celso José, D. Eduardo, D. Miguel, D. Juarez e D. Plínio.


Sobre o novo arcebispo

Nasceu em Bacabal, Maranhão, aos 16 de junho de 1947. Filho de Pedro Furtado de Brito e Maria Inês Ribeiro de Brito. O primeiro dentre os cinco filhos do casal. Foi batizado na igreja de Santa Teresinha, em Bacabal, os 26 de outubro de 1947. Na mesma igreja crismado, tendo o Pe. José de Freitas Costa como padrinho. Aos 08 de dezembro de 1954, na Santa Missa presidida por Frei Celso Schollmeyer ofm, na paróquia e igreja do mesmo nome, realizou a sua primeira comunhão.

Sua iniciação nos estudos foi em 1953 na Escola "Nossa Senhora da Conceição". No grupo escolar "Osvaldo Aranha" cursou o primário entre os anos de 1954 a 1958. Feito o Exame de Admissão, em São Luís, regressou a Bacabal onde fez o curso ginasial no "Colégio de Nossa Senhora dos Anjos", dirigido pelos Frades Franciscanos, tendo pertencido a primeira turma do referido estabelecimento de ensino.

Em 1963, orientado por Frei Solano Kühn ofm, Diretor do Ginásio, ingressou no Seminário Franciscano de Santo Antônio, em Campina Grande-PB, onde fez o Curso Clássico, embora não pretendesse entrar na Vida Religiosa, mas tão só por razões de estudo. Integrado como seminarista na Arquidiocese de São Luís, em 1966, cursou o 1º ano de Filosofia no "Seminário Provincial" de Fortaleza-CE. De 1967 a 1970 estudou no "Seminário Regional do Nordeste", em Recife-PE, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia, sendo que em 1968, com a criação da Diocese de Bacabal, ligou-se a esta Circunscrição Eclesiástica.

No ano de 1970 revalidou o seu curso de Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco. Das mãos de D. Pascásio Rettler, Bispo de Bacabal, recebeu, aos 15 de janeiro de 1972 a Ordenação de Presbítero. Foi nomeado Pároco e tomou posse na Paróquia de São Benedito, de Pedreiras, aos 19 de março de 1972, tendo sido o terceiro a exercer esta função naquela comunidade. De 1972 a 1980 integrou o Conselho Pastoral da Diocese.

De 1975 a 1982 foi representante dos Presbíteros da Diocese de Bacabal e em julho de 1980 eleito membro da Comissão Nacional do Clero, representando o Nordeste IV (Maranhão e Piauí), o que lhe facultou a participação em duas Assembleias da CNBB, Itaici -SP, nos anos de 1981 e 1982.
A 1º de julho de 1984 foi nomeado pelo Bispo Diocesano membro do Colégio dos Consultores da Diocese, neste permanecendo até julho de 1994.

Com a renúncia de D. Pascásio, assumiu o pastoreio da Diocese, em janeiro de 1990, D. Henrique Johannpoetter ofm, o qual o nomeou Vigário Geral, cargo que exerceu de julho de 1990 a fevereiro de 1995. Aos 24 de julho de 1994 deixou a paróquia de São Benedito de Pedreiras para assumir a função de vice-reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio em São Luís. A reitoria do dito Seminário lhe foi confiada aos 19 de fevereiro de 1995.

Nos meses de janeiro e julho de 1995 e janeiro de 1996 seguiu um Curso de Psico-pedagogia (extensão universitária) em Viamão-RS. Aos 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado Bispo de Crateús-CE, pelo Papa João Paulo II. Escolheu como lema: "Senhor por tua palavra lançarei as redes", Lc 5,5.
No Regional Nordeste I, D. Jacinto foi Bispo de referência para: Comissão dos Presbiteros, Liturgia e Comunicação. 
Na Diocese organizou a Escola Diaconal, ordenando em 2010 os 4 primeiros Diáconos Permanentes. Criou a Cáritas (2005) Diocesana e a Comissão Diocesana de Justiça e Paz (2011), manteve um programa radiofônico diário na emissora "Vale do Rio Poty" chamado "Hora do Angelus", incentivou as Vocações Sacerdotais, bastante escassas na Diocese, ordenando 11 Padres em 14 anos, acolheu na Diocese 06 Institutos religiosos femininos e 04 masculinos e 01 ?Nova Comunidade, organizou a peregrinação com a Imagem de N. S. de Fátima em toda Diocese, acompanhada de semanas missionárias, criou 3 novas Paróquias e estabeleceu em todas as Paróquias da Diocese os Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos.
Em entrevista nesta tarde na Tabajara Am no programa Jornal Regional Dom Jacinto confiante na intercessão de Maria nesta missão que lhe foi confiado.Indagado por Ludimá Marques como estava o coração em deixar o rebalho na região dos Inhamuns.
"Estou muito triturado por deixar esta diocese não sabe como esta sendo dificil
ter que deixar este lugar no dia 6 de maio para assumir a Arquediocese de Teresina".Afirmou Dom Jacinto finalizando que era apenas um sinal de instrumento de Cristo do meio dos irmãos e é ele que conduz.

Fonte: Tabajara Notícias



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...