quarta-feira, 23 de novembro de 2011

27/11/2011 - Início do Tempo do Advento - 1º Domingo


"Vigiai"

Advent Erster-AdventNeste primeiro domingo do Advento, Jesus convida-nos a vigiar e a orar continuamente. Este vigiar não se limita a uma simples espera, sem fazer mais nada. Isso é estar adormecido, é passar pela vida sonolentos e moles... Jesus convida-nos a abrir os olhos, a olhar realmente o mundo e a sentir a vida que existe dentro de nós e à nossa volta.

sábado, 19 de novembro de 2011

Último domingo do ano litúrgico de 2011


                             A FESTA de CRISTO REI
A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do universo. O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Esta festa foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de março 1925. O Papa quis motivar os católicos para reconhecer em público que o líder da Igreja é Cristo Rei. Mais tarde a data da celebração foi mudada dando um novo senso.

O ano litúrgico termina com esta que salienta a importância de Cristo como centro da história universal. É o alfa e o omega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.

Esta festa tem um sentido escatológico na qual nós celebramos Cristo como Rei de todo o universo. Nós sabemos que o Reino de Cristo já começou a partir de sua vinda na terra a quase dois mil anos, porém Cristo não reinará definitivamente em todos os homens até que volte ao mundo com toda a sua glória no final dos tempos. Jesus nos antecipou sobre esse grande dia, em Mateus 25, 31-46.
Na festa de Rei de Cristo celebramos que Cristo pode começar a reinar em nossos corações no momento em que nós permitimos isto a ele, e o Reino de Deus pode deste modo fazer-se presente em nossa vida. Desta forma estabelecemos o Reino de Cristo de agora em diante em nós mesmos e em nossas casas, emprego e vida.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

15 de Novembro - Dia da Republica - Feriado Nacional


15 de Novembro
O regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.

Causas - Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. Um sistema em que houvesse mais liberdades econômicas, mais democracia e menos autoritarismo era desejado por grande parte da população urbana do país. - Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica. - Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. O descontentamento dos militares brasileiros também ocorria em função dos rumores de corrupção existentes na corte. - Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e implantação da República. - Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político. - Fortalecimento do movi-mento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste.
A Proclamação Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil. No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Notícias de Weinheim - Veja no final da categoria 10

L E M B R E T E para o mês de dezembro


As Paróquias da nossa Diocese de Bacabal são responsáveis pela sustentação dos nossos seminaristas nesta casa (foto) em São Luís. Atualmente são onze seminaristas que se preparam no longo caminho da sua formação filosófica e teológica para o sacerdócio. Cada mês do ano uma Paróquia da nossa Diocese se torna «madrinha» para assumir as despesas do seminário. O nosso mês é dezembro. Já estamos em plena campanha! Vamos fazer tudo para não atrasar!


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...